© Lara Cavalcanti 2012. Tecnologia do Blogger.
RSS

Moqueca Carioca

Essa receita peguei no fundo do baú. A única vez que fiz foi na época da novela Terra Nostra, lembram? Thiago Lacerda foi o protagonista da trama e se revelou como ator. Na época ele foi no programa 'Mais Você' de Ana Maria Braga e ensinou a Moqueca Carioca. Aprendi e fiz na casa de meus pais em Petrolina. Resolvi repetir a dose. Aproveitei a visita de painho e mainha aqui no Recife e coloquei a mão na massa!!!


Aqui está a receita original:



Moqueca carioca

INGREDIENTES
- 3 colheres (sopa) de azeite - 1 cebola picada - 3 dentes de alho amassados - 3 tomates maduros sem pele e sem sementes picados - 1 pimentão vermelho sem sementes picado - 2 caldos de peixe dissolvidos em 2 copos de água - 1 buquê de salsa e cebolinha - 2 folhas de louro - Molho de pimenta a gosto - Raspas de limão - ½ vidro pequeno de leite de coco - 2 colheres (sopa) de azeite de dendê - 300g de peixe limpo e carne firme cortados em pedaços de 4cm - Sal e pimenta-do-reino branca a gosto - 12 camarões graúdos descascados - Suco de 2 limões grandes - Salsa picada para polvilhar
MODO DE PREPARO
Numa panela, coloque o azeite e refogue a cebola, o alho, os tomates e o pimentão. Junte o caldo de peixe, o buquê de salsa e cebolinha, as folhas de louro, o molho de pimenta e as raspas de limão. Acrescente o leite de coco e o azeite de dendê. Deixe apurar. Depois, coloque os pedaços de peixe temperados com sal e pimenta do reino branca. Cozinhe por mais 5 minutos em fogo baixo. Coloque os camarões temperados com o suco de limão e uma pitada de sal. Deixe cozinhar por 3 minutos e acerte o sal. Desligue o fogo, junte a salsinha e abafe. Sirva com arroz branco.
Thiago Lacerda

 Mudanças que fiz:
Como fiz para quatro pessoas coloquei 500 gramas de filé de peixe Melusa e 700 gramas de camarão. Usei a salsa desidratada, a garrafinha toda de leite de coco e 4 colheres de sopa do azeite de dendê. O camarão eu temperei também com pimenta do reino. Eu ralei um único limão e o suco foi do mesmo que ralei.
DICAS:
Primeiro separe e corte todos os ingredientes que você vai usar na receita. Na hora de refogar vá colocando ingrediente por ingrediente e sempre mexendo bem.

Siga rigorosamente os tempos citados na receita para cozinhar o peixe e depois o camarão. Assim que passar esse tempo desligue o fogo e coloque rodelas de pimentão e o coentro. Deixe só para esquentar novamente na hora de servir.



Sugestão de acompanhamentos: arroz (usei o integral), farofa (você pode usar um pouco do caldo da moqueca e fazer a farofa), salada vinagrete e ainda coloquei bolinhos de acarajé que comprei em Salvador congelado e ai é só assar no forno!

Mesa posta

Meu prato!!!


  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias, participe do blog. Fique a vontade, a casa é nossa!