© Lara Cavalcanti 2012. Tecnologia do Blogger.
RSS

Faça sua parte!

Eu penso assim: mesmo que a minha ação represente um grão de arroz no universo, continuo fazendo, isso porque sonho em um mundo melhor para as próximas gerações!

E é esse pensamento que tenho com o descarte de lixo da minha casa. Nunca morei em nenhuma cidade que tenha a tão sonhada 'coleta seletiva', mas em todas existem trabalhadores que vivem da reciclagem. São os catadores de resíduos sólidos. Por isso separo em minha casa o lixo orgânico do lixo seco. Eu não faço a separação de metal, plástico, papel... Simplesmente em uma sacola só coloco todos eles, porque sei que os catadores vão encontrar o material que querem de uma forma limpa e segura. Por exemplo: a latinha de leite condensado depois de usada lavo por dentro antes de colocar no saco. O mesmo faço com o potinho de requeijão cremoso e até a garrafa de amaciante. O vidro, se estiver quebrado, embalo em um jornal e fecho com fita adesiva e escrevo que tem vidro quebrado.

Não custa tempo e nem dinheiro e vale muito para o meio ambiente.

Coloco o saco do lixo seco ao lado da lixeira grande onde descarto o orgânico!

Hoje fiz um reportagem sobre o lixo e percebi que os gestores públicos, principalmente das cidades menores, não se importam nem um pouco com o lixo. No dia 2 de agosto acabou o prazo para todos os municípios brasileiros entregarem seus planos para criação de aterros. Aqui em Pernambuco dos 184 municípios, apenas 64 entregaram dentro do prazo e só esses vão receber recursos federais para essa questão. E os outros? Como vão fazer? Se falta dinheiro para tanta coisa (saúde, educação...), imagine para o lixo! Os lixões são proibidos. É crime ambiental. O ideal seria a coleta seletiva e o orgânico virar geração de energia em aterros como em alguns países desenvolvidos. Por enquanto vou sonhando e separando meu lixo em casa. Fico na torcida para que essa realidade mude!!!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias, participe do blog. Fique a vontade, a casa é nossa!