© Lara Cavalcanti 2012. Tecnologia do Blogger.
RSS

Coluna Personal: atividade física x terceira idade

Cada vez mais noto a presença massiva de idosos nas academias de ginástica. Claro que poderia ser bem melhor. Muitos deles precisam ser estimulados por nós, que somos mais jovens! Outros nem precisam disso. O tema dessa coluna já estava escolhido desde a semana passada e por coincidência hoje foi reprisada no Pernambuco no Ar (Jornal da Record Recife), uma reportagem sobre o aumento do número de idosos nas academias. A cada 10 alunos, 3 são idosos! Bom, hein?!

Clique aqui e assista a reportagem


Agora vamos as orientações passadas por Viviane Rodrigues, colunista do Casa Casada. Toda segunda-feira é dia da 'Coluna Personal'!!!


Quais são os benefícios?

“Cada vez mais as evidencias apontam os benefícios dos exercícios físicos regulares na melhor idade, são eles: fortalecimento dos músculos e articulações; melhora o reflexo; equilíbrio e a coordenação motora; melhora a postura; melhora o sistema cardiovascular; controle da hipertensão arterial, obesidade, diabetes; melhora qualidade de sono; função cognitiva e memória de curto prazo; diminui a depressão;  aumenta a sociabilização; aumenta a densidade óssea; melhora o sistema imunológico; aumento da autoestima; diminui o risco de acidente vascular cerebral, doenças respiratórias, distúrbios mentais e talvez o mais importante de todos os benefícios: o aumento de idosos capazes de realizar atividades rotineiras com autonomia”!

Qual atividade mais indicada?

“Não existem restrições. O idoso deve avaliar sua preferência pessoal (o que lhe dará mais prazer para a prática regular da atividade), sua condição e aptidão física ( algumas atividades exigem habilidades específicas ) e o risco associado a atividade ( alguns exercícios podem estar associados à algum tipo de lesão), por isso é essêncial que os exercícios sejam realizados com o acompanhamento de um profissional especializado na área”.

Existe algum cuidado? O que deve ser evitado?

“Em se tratando de uma idade tão especial existem regras e cuidados sim! As atividades devem ser moderadas e progressivas ( preparando e respeitando o organismo para cada vez receber cargas mais fortes ). Não ultrapassar a amplitude máxima dos movimentos; não praticar exercícios prolongados na presença de dor, uso de medicamentos e não se exercitar até a exaustão. Deve ser evitado também altas intensidades nos exercícios, manobra de valsava  (prender a respiração na execução dos exercícios), exercícios isométricos , movimentos bruscos e rápidos”.

Viviane Correa Rodrigues
Especializada em Reabilitacao Cardiaca e Grupos Especiais pela Universidade Gama Filho

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário

Compartilhe suas ideias, participe do blog. Fique a vontade, a casa é nossa!