© Lara Cavalcanti 2012. Tecnologia do Blogger.
RSS

Casamento: na saúde e na doença!!!




Na minha profissão, todos os dias, me deparo com as mais diversas situações. Notícias ruins, boas, alegres, chatas, burocráticas, emocionantes, perigosas... Como lidar com todas elas? Só com o TEMPO você aprende isso. Tem repórteres que se acostumam, já ligam no automático e cumprem com o que foi proposto. Tem outros que se emocionam, se envolvem, conseguem invadir os sentimentos das pessoas e contar para o telespectador ‘aquela’ história da melhor maneira. Fico com a segunda opção! Tento ao máximo evoluir, melhorar e me envolver em cada reportagem que faço, para tentar ser uma boa contadora de histórias.

E hoje foi um dia assim! Me deparo com uma pauta que só em ler no carro a caminho do local marcado, fiquei emocionada. A retranca (termo técnico para dizer o assunto da pauta), era assim “SUPERMARIDO/APELO”. Vou tentar resumir para concluir uma única coisa: AINDA EXISTE MUITO AMOR NESSE MUNDO!

Samuel Luna é engenheiro civil e casado há doze anos com Gecélia (antes de casar namoraram 6 anos). Eles têm dois filhos: Gabriel, 5 anos e Rafael, 3 anos, ambos adotados (eles não conseguiram engravidar). Após a formatura de Gecélia, em psicologia, no ano de 2010, descobriu um linfoma. No ano seguinte começou o tratamento e tudo ia muito bem. Ela evoluiu e respondeu ao tratamento. Um mês depois do término da quimioterapia começou a sentir tontura, visão turva e fraqueza. Foram feitos muitos exames e todos davam normais. Foi ai que os sintomas continuaram e a notícia: Gecélia estava com uma síndrome rara, chamada ‘aton-lambert’. Piorou durante o tratamento e os médicos identificaram que estava com uma outra síndrome, mas ainda não sabem qual! Para isso precisa fazer um exame que na verdade é uma pesquisa para identificar o tipo da síndrome e esse exame custa R$14 mil. Samuel resolveu agir e em fevereiro deste ano aproveitou a vinda da presidente Dilma para um evento aqui em Pernambuco e conseguiu entregar uma carta pedindo ajuda. A resposta do Ministério da Saúde chegou com rapidez. O pedido foi encaminhado para o Governo do Estado de Pernambuco. Por sua vez o estado negou a liberação do exame com a justificativa de que não consta na tabela de procedimentos do SUS. Samuel entrou na Justiça e agora aguarda o resultado. Ele também entrou na Justiça para conseguir do plano de saúde uma ‘Home Care’, que é o atendimento médico domiciliar custeado pelo plano. O fato que chama atenção nisso tudo é a dedicação deste homem por esta mulher! É muito difícil vermos exemplos como este na idade deles (38 e 39 anos). Perguntei a Samuel de onde vem essa força e ele me respondeu: “vou lutar na saúde e na doença, até que a morte nos separe e olhe lá”...

Ou seja, quando casamos assumimos muitas coisas perante a Deus. Uma delas é cuidar daquela pessoa em todos os momentos. Para Samuel não é nenhuma obrigação o que ele está fazendo, mas sim AMOR por Gecélia. A vontade de ajudar a esposa a voltar a ser o que era. Recuperar a felicidade da vida de casal. Hoje estamos vendo muitas pessoas querendo casar! É lindo casar! É uma delícia casar! Mas poucos pensam que na verdade casar não é só festa. É escolher a pessoa com quem você quer viver o resto da sua vida. Por isso, que essa escolha precisa ser feita com cuidado e responsabilidade. Fiquei feliz em conhecer Samuel e Gecélia apenas por fotos. Ela mesmo sem ter o controle do corpo e não falar, entende tudo e está em plena consciência e por isso não permitiu que gravássemos a reportagem na presença dela. Fizemos a gravação no play do prédio. As fotos e vídeos que Samuel escolheu foram suficientes para perceber o amor que ele sente pela esposa!!!

Bom fim de semana à todos!

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

1 comentários:

Samuel Luna disse...

Querida Lara... já consegui achar seu post no Google, digitando o nome de minha esposa.

Gostaria de te agradecer pelo profissionalismo com o qual você coletou as informações de nossa história.

Desejo a você o mesmo que desejo a todos que nos apoiam: Que Deus continue te abençoando e protegendo.

Paz.
Samuel Luna, esposo de Gecélia Luna.



Postar um comentário

Compartilhe suas ideias, participe do blog. Fique a vontade, a casa é nossa!